Eu não podia deixar de comentar este assunto que vem a cada dia chamando mais a atenção das autoridades e principalmente da sociedade civil. Hoje se comemora o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.
Com a velocidade alcançada pelos meios de comunicação através das mídias sociais, casos hediondos de violência contra pessoas idosas, que antes ficavam no anonimato provocando extrema dor e sofrimento às famílias e pessoas envolvidas, hoje são rapidamente levados ao conhecimento público e tem permitido a cessação imediata das agressões ou mesmo a privação da liberdade ou da convivência entre as partes. Eu diria que ainda estamos longe da situação ideal. É muito pouco, mas é um começo.
Recentemente a agressão a um pequeno cachorro diante das câmeras provocou verdadeira comoção nacional, se tornando o assunto TOP nas redes sociais do país e do mundo e colocando a agressora no banco dos réus, além dos prejuízos que ela sofreu em sua vida pessoal. Se tudo isso foi justo ou não, não cabe a mim julgar. Em minha opinião ela teve o que mereceu, mas não quero entrar nesse mérito. Eu chamo a atenção apenas para o fato de que este caso ganhou muito mais repercussão do que os milhares de casos de agressão contra idosos que ocorrem todos os dias. O ser humano precisa acordar para isso.
É bom que se saiba que a Lei Maria da Penha, além dos suas inúmeras vertentes, oferece também proteção e amparo legal para estes casos e não acolhe apenas mulheres. Os homens, neste caso idosos, também podem ser atendidos.
Outro dado alarmante apontado por órgãos especializados em violência doméstica dá conta de que, acreditem se quiser, após os 60 anos de idade, os idosos passam a receber agressão dos próprios filhos. Milhões de motivos poderiam ser utilizados para justificar isto que, em minha opinião, é injustificável.
Acredito sinceramente que é necessário um grande trabalho que envolva todas as esferas da sociedade, seja ela pública ou privada, além da população em geral para a criação de programas que englobem desde a educação infantil, passando por todos os níveis até chegar à vida adulta, proporcionando condições plenas de convivência salutar entre as diferentes gerações. Sem isto vejo como muito difícil imaginar que uma criança vai a escola para aprender equação de segundo grau e conjugação dos tempos verbais, mas ninguém lhes diga a importância da pessoa idosa dentro da esfera social. Que o cidadão entenda que ele só existe e usufrui das virtudes da vida por que o hoje idoso, no passado trabalhou e muito para isso. Não sei quanto a vocês, mas esta é uma luta minha.. e será sempre. Sou mãe... e não quero receber isto dos meus filhos no futuro. Sou filha e neta e uso o respeito aos idosos que fazem parte da minha vida como maior exemplo dado na conscientização dos meus filhos.

... Importa lembrar que amanhã seremos nós. E ninguém quererá ser uma pessoa velha abandonada...
ResponderExcluirIsso mesmo Estudio Rec Play. Amanhã colheremos o que plantarmos hoje. Semeia boas sementes, cuide delas para amanhã colher bons frutos. Obrigada por acompanhar minhas postagens.
ResponderExcluir